Seus pés falam da saúde pra você!

Quando se trata da sua saúde, isso pode ser um grande erro. Uma mudança nos seus pés, seja na pele, nas unhas, ou mesmo na maneira em que você os sente, pode ser o primeiro sinal de um problema sério que, se descoberto com antecedência, pode ser tratado e até salvar sua vida.

Nossos pés são as primeiras partes do corpo a serem afetadas por problemas nos nervos, porque estão mais longe do coração e da espinha.
Outro motivo para nunca ignorar seus pés: eles ficam gravemente comprometidos quando nossos corpos estão sob ameaça, pois os órgãos internos e o cérebro recebem o sangue antes das extremidades.

1) Câimbras frequentes


O que pode significar: Desidratação e deficiências nutricionais.
Câimbras ocasionais ou raras podem ser o problema mais genérico nos pés. Elas podem indicar condições graves como problemas nervosos e circulatórios, ou inofensivos como uma deficiência nutricional. Se você pratica exercícios, certifique-se de beber bastante água, pois a desidratação geralmente causa câimbras nos músculos. Outra opção é aumentar sua ingestão de potássio, magnésio e cálcio (com a aprovação de seu médico), pois a falta deles torna as câimbras mais comuns. Se as câimbras não pararem, peça ao seu médico exames que possam descartar problemas de circulação ou danos aos nervos.



2) Dedão inchado


O que pode significar: Gota ou outro problema inflamatório.
Um dedão vermelho, quente, inchado e dolorido requer atenção médica imediata . As causas típicas incluem gota, artrite inflamatória, infecção ou trauma.


3) Dormência 


O que pode significar: Neuropatia periférica ou nervo pinçado.
A dormência em ambos os pés é conhecida como neuropatia periférica, causada principalmente pela diabetes, alcoolismo crônico, ou como efeito colateral da quimioterapia. Se você tem dormência em apenas um deles, pode ser um nervo pinçado no pé, tornozelo ou nas costas. Isso pode ser o resultado de anos de uso de sapatos apertados.


4) Pele ressecada, coceiras, descascamento


O que pode significar: Infecção por fungo
Mesmo que você não seja um atleta, é possível que o seu problema seja o pé-de-atleta (o nome dado a esta infecção por fungo). A coceira e o descascamento podem ser tratados com a aplicação de creme antifúngico e mantendo seus pés ventilados e secos durante o dia. Se você está livre de fungos, o problema pode ser eczema ou psoríase, que podem ser descobertos pelo seu podólogo com uma amostra simples de pele. 

 


5) Dores no calcanhar


O que pode significar: Fascite plantar
Não tenha dúvidas: aquela dor aguda bem no meio do calcanhar logo que você acorda ou quando se levanta após muito tempo sentada é uma luxação do ligamento que suporta o seu peso. Não importa se isso ocorreu devido ao uso de sapatos apertados, sandálias havaianas, ou tênis velho; quanto mais tempo você usa, mais tempo demora para sarar. Seu podólogo provavelmente irá aconselhar você a pegar leve nos exercícios, repensar seus calçados e adotar uma boa rotina de alongamentos. 


 6) Pés frios 


O que pode significar: Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é a causa mais comum do pé frio. Se você tem mais de 40 anos, você pode estar convivendo com uma tireoide preguiçosa sem nem saber disso. Infelizmente, nesse caso, o frio nos pés é o menor dos seus problemas: o hipotireoidismo também pode causar queda de cabelo, fadiga, obesidade, e depressão. Fique com os pés quentinhos novamente pedindo um exame de sangue simples ao seu médico, e a medicação indicada deve curar esse problema.


7) Feridas que não cicatrizam





















O que pode significar: Diabetes ou câncer de pele
Feridas teimosas podem ser um sinal de diabetes. Níveis descontrolados de glicose no sangue podem causar danos nos nervos nos pés, ou seja, você pode se cortar ou até se machucar gravemente sem nem perceber o que aconteceu. Se houver infecção, a amputação pode ser necessária nos casos mais graves.
Uma ferida que não cicatriza também pode ser um sinal do câncer de pele. O melanoma pode surgir em qualquer parte do seu corpo – até mesmo entre os dedos dos pés – então sempre lembre dos seus pés quando for checar problemas na pele.



 8) Ausência de pelos nos pés e dedos

O que pode significar: Problemas graves de circulação.
Os pelos nos pés podem causar dor quando você precisa usar sandálias havaianas, mas no fundo eles são uma coisa boa. A queda repentina dos pelos pode ser um sinal de que seus pés não estão recebendo o fluxo de sangue suficiente para sustentar o crescimento dos pelos. Peça para seu médico checar seu pulso nos pés, outro indício de que seu coração pode não estar conseguindo bombear sangue até eles. 



 9) Joanete
 


O que pode significar: Problemas hereditários na estrutura dos pés. Se você pensa que seus joanetes eram causados pelos seus maravilhosos (e às vezes dolorosos) sapatos, está enganada. O joanete, na verdade, é um sinal de falhas na estrutura do seu pé, o que geralmente é hereditário e apenas agravado pelo uso de calçados inadequados.O primeiro osso do pé aponta para o meio do corpo, e é possível ver o calombo. Isso pode doer e ter uma aparência não muito bonita, e o único jeito de corrigir isso é com intervenção cirúrgica.


10) Unhas amareladas
O que pode significar: Fungo ou exagero de pedicure
Se suas unhas estão amareladas, não se desespere, principalmente se você tem usado esmalte durante meses sem intervalo. Esse aspecto amarelada também pode ocorrer naturalmente com a idade. Se além disso suas unhas estão quebradiças, é mais provável que seja causado por fungos como o pé-de-atleta.


Site yahoo!

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot