"Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava em um outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro." O relato é de Lygia Bojunga. Quando criança, ela fazia do livro um brinquedo. Já adulta, transformou-se em uma das principais escritoras brasileiras de livros infantis. A história de Lygia ilustra e comprova a teoria de que o contato com os livros desde cedo é importante para incentivar o gosto pela literatura.
Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos.
Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso
crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre
muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com
obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com
que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É
verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de
recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.
Se os pais leem muito, a tendência natural é que a criança também
adquira o gosto pelos livros", afirma Rosane Lunardelli, doutora em
Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina
(UEL). A família tem o papel, portanto de mostrar para a criança que a
leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que
deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. "As crianças
precisam ser encantadas pela leitura", diz Lucinea Rezende, doutora em
Educação e também professora da UEL.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-leitura-624840.shtml
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