O DHA, um ácido graxo do tipo ômega 3.

DHA.svg

Ácido docosa-hexaenoico

ácido docosa-hexaenóico (DHA) é um ácido essencialmente graxo do tipo omega-3. Quimicamente, é um ácido carboxílico. DHA é uma abreviatura em inglês que significa Ácido-Docosa-Hexaenóico (Docosa-hexaenoic-acid). É um ácido graxo vital para o desenvolvimento e manutenção da saúde. Se encontra no óleos dos peixes, ainda que também se comercialize o óleo de algas unicelulares como a Crypthecodinium cohnii. Cientistas da Universidade da Califórnia têm pesquisado que o consumo deste ácido detém a deterioração que causa o Alzheimer.


É possível metabolizar DHA através da conversão no organismo do ácido alfa-linolênico (ALA), outro Ácido graxo ômega 3, mas o grau de conversão é reduzido, pelo que é difícil obter através da conversão do ALA a quantidade recomendada de 220 mgdiários de DHA.
Podemos encontrá-lo em peixes de água fria (como o salmão, o arenque ou a anchova) e segundo estudos recentes por médicos e cientistas de Europa, em um atum de qualidade especial, no óleo de fígado de bacalhau e em algumas algasmicroscópicas. Estas últimas são a fonte de DHA dos peixes, e uma opção dietética para vegetarianos e vegans.
A raíz dos estudos que començaram a desenvover-se para analisar as propriedades dos omega-3 e em especial do DHA, faz 3 anos se obtém na Europa o DHA mais puro que existe no mercado: a 70% na forma de triglicerídeos cuja importância é a absorção e biodisponibilidade que têm. O DHA no mercado se encontra de 50, 60 e 70% na forma de etil ou metil ésteres, o DHA europeu está na forma de triglicérides cuja importância é a absorção e a biodisponibilidade. Os triglicérides de DHA são os que melhor se absorvem e têm mais implicações fisiológicas e metabólicas.
Quando se compra um DHA de baixa concentração, por exemplo um DHA de pescado, se está comprando um azeite com um conteúdo de DHA dentre 15 a 20%. Algumas pessoas crêem que ao tomar estes DHA com concentrações de 15 a 20% em uma maior dose ao dia irá se igualar à porcentagem do DHA de 70% que mencionamos; entretanto numerosos estudos noJapão têm demonstrado como os efeitos metabólicos de um DHA a 70% são superiores a um de baixa concentração.
Ao mesmo tempo que cresce a sensibilização em matéria de alimentação e saúde, aumenta na Europa a aceitação do pescado como opção alimentar saudável. O pescado constitui uma fonte importante de proteínas de alta qualidade, minerais e vitaminas. Além disso, o pescado azul é rico em ácidos graxos poliinsaturados (AGPI) omega-3, cujas propriedades para a saúde são um fato reconhecido. Recentemente, a confiança do público se tem visto limitada a raíz de um informe que destacava os riscos associados a uma exposição a contaminantes ambientais como o mercúrio e as dioxinas, que como se sabe se acumulam no pescado. Entretanto, tanto os dados disponíveis como a interpretação que avançam as autoridades competentes indicam que os níveis de contaminantes que se encontram no pescado azul e no atum do qual se extrai o AlfaDHA, estão muito abaixo do limite que se considera perigoso, o que o faz único e característico, se bem que possui certas quantidades de elementos muito prejudiciais para a saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot