GUEIXA


Gueixa (芸者?), Geiko (芸子?) ou Gueigi (芸妓?) são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da artedança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Contrariamente à opinião popular, as gueixas não são um equivalente oriental da prostituta; esse é um equívoco, originado no Ocidente, principalmente pela vestimenta das prostitutas tradicionais ter traços similares aos da cultura gueixa.
No Japão, a condição de gueixa é cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição. Ao longo dos séculos, esse contexto foi desenvolvido pelo aperfeiçoamento da técnica dessas artes e pela estrutura rígida necessária para se tornar uma gueixa e permanecer como tal.

Sobre o nome

Gueixa ( pron:. / ɡ eɪ ʃ ə / ; japonês: [ɡe ː ʃa] ), como todos os substantivos japoneses, não tem singular distinto ou variantes plurais. A palavra é composta de dois kanji, gei (?), significando "arte", e sha (?), significando "pessoa" ou "praticante". A tradução mais literal de gueixa seria "artista", "pessoa que faz a arte" , ou "artesã". Outro nome para gueixa é geiko(芸子?), que é normalmente usado para se referir-se à gueixa do oeste do Japão, região que inclui Kyoto.

As aprendizes de gueixa são chamadas maiko (舞子 ou 舞妓?), literalmente "pequena dançarina", ou hangyuku (半玉?), "meia-jóia" (o que significa que elas são pagas somente com metade do salário de uma gueixa completa), ou pelo termo mais genérico o-shaku (御酌?), literalmente "aquela que derrama (álcool)".
Alguns dizem que as gueixas habitam uma realidade separada, que eles chamam de karyūkai ou "a flor e mundo de salgueiro". Antes das cortesãs desaparecerem eram consideradas as coloridas "flores" e as gueixas os "chorões "por causa de sua sutileza, graça e força.

Artes

As danças são acompanhadas por música tradicional japonesa. O principal instrumento é o shamisen . O shamisen foi introduzido à cultura gueixa em 1750 e tem sido dominado por mulheres artistas japonesas durante anos. Este shamisen, originário deOkinawa, é um como um banjo, instrumento de três cordas, que é tocado com uma palheta. Tem um som muito distinto e melancólico, que muitas vezes é acompanhado pela flauta. O instrumento é descrito como melancolia porque a música do shamisen tradicional utiliza apenas terças menores e sextas. Todas as gueixas devem aprender a tocar shamisen, embora isso leve anos para dominar. Junto com o shamisen e a flauta, a gueixa também aprendeu a tocar um ko-tsuzumi, um pequeno tambor de ombro em forma de ampulheta, e o taiko, um tambor de chão. Algumas gueixas não só dançam e tocam música, mas também são escritoras, fazendo poemas melancólicos. E outras pintam imagens ou compõem música. A dança das gueixas evoluiu a partir da executada no palco do kabuki. As danças "selvagens e ultrajantes" transformaram-se em uma forma mais sutil, estilizada, sendo uma forma de dança controlada. São extremamente disciplinadas, semelhante ao Tai Chi. Cada dança usa gestos para contar uma história e apenas um conhecedor pode entender o simbolismo contido. Por exemplo, um pequeno gesto de mão representa ler uma carta de amor, segurando o canto de um lenço na boca representa falta de modos e as mangas longas do quimono elaborado muitas vezes são usadas ​para simbolizar que está enxugando lágrimas.


Aparência

Ela usa a mesma maquiagem branca para o rosto na nuca, deixando dois ou às vezes três listras da pele expostas. Seu quimono é brilhante e colorido com uma elaborada amarra do obi pendurado até os tornozelos. Ela dá passos muito pequenos e usa tradicionais sapatos de madeira chamados okobo que ficam a quase dez centímetros de altura. Há cinco diferentes penteados que uma maiko usa, que marcam as diferentes fases de seu aprendizado. O nihongami, penteado com kanzashi, cabelo ornamentado em tiras, é mais associado com as maiko, que passam horas a cada semana no cabeleireiro e dormem em travesseiros especiais para preservar o estilo elaborado. maiko poderia desenvolver uma falta de cabelo causada por fricção das tiras kanzashi e pela maneira como o cabeleireiro puxa seu cabelo para montar o penteado.


Maquiagem

A maquiagem da gueixa é sua grande característica marcante. Mas esta é usada de acordo com seu grau de experiência. É um processo demorado, e é aplicada antes de se vestir para evitar sujar o kimono.
Quando aprendiz, a gueixa usa a maquiagem de forma regular e mantém todo o rosto branco. Ela realmente só usa a maquiagem quando precisa dançar ou para fazer performance a algum cliente.
Quem aplica essa maquiagem na gueixa podem ser a sua onee-san (ou irmã mais velha) ou pela okaa-san (ou "mãe"), de sua casa de gueixas. Sua aplicação é feita com muito cuidado, pois, ao cometer um erro, o aprendiz que está a maquiar seria obrigado a limpar tudo e começar novamente. O tempo de duração dessa maquiagem pode ser de até duas horas.
maiko usa um pó branco que cobre o rosto, pescoço e peito, com duas ou três áreas sem estar brancas (formando uma forma de W ou V, geralmente um tradicional forma de W) deixados na nuca, para acentuar uma área tradicionalmente erótica, e uma linha de pele nua em todo o couro cabeludo, o que cria a ilusão de uma máscara. Suas bochechas são acentuadas de pó rosa escuro, e os olhos são pintados de acordo com a idade (vermelho para as mais jovens e vai mudando de preto com a mistura de cores).
Como descrição deste processo, começa-se com a aplicação bintsuke-abura para o rosto e a região superior do peito, aplicando a maquiagem em toda esta área. Esta cera não só ajudará a aderir a pele, mas também irá impedir que a maquiagem caia em seu quimono, o que seria um erro muito ruim. Logo, irá misturar o pó branco com água para fazer a massa, que é o que dá o aspecto mais visual da sua maquiagem. Este pó foi feito originalmente com chumbo, que era venenoso para a pele e resultava em pontos amarelos nesta, mas hoje o pó é feito a partir de um pó cosmético moderno e é livre de chumbo, e muito mais seguro.

Vestimenta

A gueixa sempre está vestida de quimono. A aprendiz de gueixa se veste com um quimono altamente colorido, com um extravagante obi. O obi é sempre mais brilhante do que ela está vestindo, para dar um certo equilíbrio exótico. A maiko de Kyoto usa o obi amarrado em um estilo chamado darari (balançando o obi), enquanto em Tóquio o hangyoku usamn-o amarrado de várias maneiras, inclusive como taiko musubi. A mais velha gueixa de Kyoto usa padrões e estilos mais suaves( principalmente o obi amarrado em um simples nó utilizado por mulheres casadas conhecido como o taiko musubi (太鼓結び?), ou "nó de tambor". Tóquio e Kanazawa são locais onde a gueixa se veste no estilo yanagi musubi (柳結び?), ou "estilo de salgueiro",taiko musubi e tsunodashi musubi (甬出結び?).

geiko veste vermelho ou rosa nagajuban, sob o quimono. Uma maiko usa vermelho e branco com padrões impressos. O colarinho da maiko aprendiz é predominantemente vermelho com branco, prata ou bordados de ouro. Após dois a três anos em seu aprendizado, o colar vermelho será inteiramente bordado em branco (quando visto de frente) para mostrar sua idade. Aos cerca de 20 anos, seu colar irá mudar de vermelho para branco.O quimono de uma aprendiz contém, além do obi pesado, mangas como bolsos chamado furi. Durante uma dança ou performance, a aprendiz deve envolver as mangas, colocando seus braços dentro delas, embolsando-as, muitas vezes para evitar tropeçar. A cor, o padrão e o estilo de quimono dependem da época e do evento que a gueixa participa. No inverno, a gueixa pode ser vista usando um comprimento de três quartos, chamadohaori, forrado com seda pintada à mão sobre o quimono. Este quimono forrado é usado durante as estações mais frias, e quimono sem forro durante o verão. Um quimono pode levar de dois a três anos para ser concluído, devido à pintura e o bordado.
A gueixa usa uma sandália apertada, chamada zori ao ar livre, e usa apenas o tabi (devisa de bico de meias) dentro de casa. Em condições climáticas adversas, a gueixa desgasta os tamancos de madeira, chamados geta. A maiko usa um tamanco de madeira especial conhecido comookobo.
Sob as leis trabalhistas modernas, as meninas não podem começar a aprendizagem no mundo das gueixas até que eles tenham 18 anos (com uma exceção para Kyoto, onde aos 15 anos de idade, as meninas podem tornar-se em tempo integral aprendiz de maiko), mas as leis permitem ser gueixa entre os 11 ou 12 anos e ser gueixa por 18 anos. Mineko Iwasaki, a personagem de inspiração para Arthur Golden, do filme Memórias de uma Gueixa, explica: A ideia é a perfeição. É por isso que precisamos de muito treinamento. Nós não podemos fazer com que os convidados olhem para a imperfeição. Ela tem que ser perfeita".

Cabelo

Os penteados da gueixa têm variado ao longo da história. No passado, era comum que as mulheres usassem o cabelo para baixo, em alguns períodos, mais que em outros. Durante o século XVII, as mulheres começaram a deixar seu cabelo crescer, e é durante este período que o tradicional penteado Shimada, um tipo de tradicional coque usado pela gueixa mais estabelecida, é desenvolvido.

A gueixa dormia com seu pescoço em suportes pequenos (kamakura), em vez de almofadas, para poder manter o seu penteado perfeito 35 . Para reforçar este hábito, os seus mentores derramavam arroz em torno da base do suporte. Se a cabeça da gueixa rolasse o apoio enquanto ela dormia, o arroz iria ficar com a pomada no cabelo. Mesmo que não haja acidentes, uma maiko terá em seu cabelo um estilo a cada semana. Muitas gueixas modernas usam perucas em suas vidas profissionais, enquanto a maiko usa o seu cabelo natural 36 . O penteado tradicional é uma arte que está morrendo lentamente. E ao longo do tempo, o penteado pode provocar calvície no topo da cabeça.Estes penteados são decorados com elaborados pentes de cabelos e grampos ([[nzashi). No século XVII e após o período da Restauração Meiji, os pentes de cabelo eram grandes e visíveis, geralmente mais ornamentados para as mulheres de classe mais elevada. Após a Restauração Meiji e na era moderna, os pentes de cabelo se tornaram menores e menos visíveis, tornando-se mais populares.

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot