Fly lady!

A maioria das mulheres não consegue se sentir em paz quando a casa está uma bagunça. Normalmente, para tentar controlar essa situação, elas apelam para a contratação de um empregada doméstica que faça o serviço por elas ou então escolhem um dia (normalmente no final de semana) para fazer um “faxinão” na casa toda.
Uma grande desvantagem dessa última opção é que limpar a casa toda de uma só vez é extremamente cansativo. Além disso, ao tentar deixar tudo brilhando, alguns detalhes acabam passando.
 A partir disso, a limpeza da casa pode parecer uma tarefa impossível, mas nem tudo está perdido. Todas podemos fazer algo para controlar a bagunça e organizar melhor nossa vida sem que isso tome muito tempo. É exatamente com esse objetivo que o sistema Fly lady trabalha.
O sistema Fly lady é americano, mas tem sido seguido por mulheres do mundo todo. Trata-se de um método utilizado para ajudar na limpeza da casa e cuja palavra-chave é organização. Selecionamos alguns pontos principais desse sistema.

Crie rotinas

Segundo a criadora do método, para começar a organizar-se é fundamental estabelecer rotinas. O principal objetivo de criar rotinas, matinais ou noturnas, é otimizar o seu dia-a-dia. Um exemplo de rotina matinal é, depois de acordar, vista-se bem, inclusive com sapatos, dê um trato no banheiro e aproveite para colocar a roupa na máquina de lavar. Dê uma última olhada na sua agenda do dia, tome café e saia (se for trabalhar). O importante é disciplinar-se e executar as rotinas matinais e noturnas todos os dias.

Declutter (destralhar)

A ideia geral é que não é possível organizar e limpar a casa se ela estiver cheia de objetos espalhados. Então, antes de começar a organizar e limpar é preciso jogar fora ou guardar todas as coisas que não são mais utilizadas. A dica do sistema Fly lady é de dedicar-se por 15 minutos para essa tarefa. Faça o que puder dentro desse limite de tempo e procure não extrapolar para não se cansar.

Dividir a casa em zonas

Para facilitar na organização, divide-se a casa em 5 zonas (basicamente: entrada, cozinha, banheiros, quartos e sala) e dedica-se um semana inteira de cada mês para cada uma das zonas. A ideia é de que se temos uma semana inteira para nos dedicar à apenas uma área da casa, a limpeza será mais eficiente e menos cansativa.

15 minutos

Além de todas essas dicas, o sistema Fly lady sugere que as atividades da semana sejam feitas emintervalos de 15 minutos. Pode parecer pouco, mas você pode se surpreender com o que é capaz de realizar nesse curto intervalo de tempo. Sugere-se também dar algumas pausas entre uma atividade e outra para não se cansar.
 Logo, tudo o que você precisa é do seu caderninho e uma caneta. Para não fazer tudo de uma vez (parece que não, mas dá um trabalhão), vá até o cômodo da zona da semana e anote tudo o que precisa ser feito ali, com relação a limpeza e arrumação. Lembrando:
organização = encontrar soluções para cada local
arrumação = guardar as coisas nos lugares que foram definidos no processo de organização, ou simplesmente esconder a bagunça (jogar a papelada em uma caixa, por exemplo)
limpeza = auto-explicativo! =)
O que é essa lista de limpeza detalhada? É uma lista de tarefas que você não vai fazer todo dia, muito menos toda semana no cômodo em questão – mas deverá fazer com uma determinada frequência. No quarto, por exemplo, você pode montar uma lista assim:
  • limpar embaixo da cama
  • limpar criado-mudo
  • limpar espelhos (interruptores e tomadas)
  • limpar espelhos
  • limpar gavetas
  • limpar guarda-roupa
  • limpar paredes
  • limpar prateleiras
  • limpar o piso
  • lavar os tapetes.

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot