Relaxe!


Metas para atingir no trabalho, cuidar dos afazeres domésticos e dedicar tempo à vida social demandam esforço físico e psicológico e, consequentemente, podem provocam altos níveis de estresse. Todo tipo de pressão, ansiedade e competitividade podem desencadear distúrbios que fazem mal à saúde, além de transtornos emocionais e psicológicos.

 Para a psicóloga Tânia Fontes, “o estresse deixa as pessoas emocionalmente frágeis e esse é o motivo pelo qual suas defesas orgânicas baixam, assim como sua imunidade, o que faz com que fique mais vulnerável a diversos tipos de doenças. Mesmo com a correria do dia a dia, é possível manter uma rotina tranquila a fim de manter baixos os níveis de estresse.

 Mas, o que fazer para relaxar e ter uma vida mais “leve”? Pequenas atitudes podem reverter a situação e desacelerar a rotina. O mais importante é, principalmente, “reservar um tempo para desacelerar”, sugere Tânia. Seja durante a semana, após o trabalho, ou aos sábados e domingos, é importante parar e pensar em si mesmo.






Alongamento

 Esticar os braços, alongar os membros do corpo, ou seja, espreguiçar-se. Quando acordar ou estiver tensa demais, alongue-se.Isso pode dar mais disposição e garantir mais calma para encarar o dia.

Use o corpo

 
Cada parte do corpo pode carregar “nós” de tensão. Sabe aquela dor na nuca que não te deixa em paz em dias estressantes? É um nó. Para desfazê-los, contraia a musculatura de cada região por dois segundos. O exercício beneficia a mente também, já que o corpo estará relaxado.

Caminhe

 O trânsito caótico das grandes cidades é capaz de estressar até mesmo a pessoa mais calma e tranquila. Além disso, ele causa “traumas”. Aos fins de semana, por exemplo, quando as ruas e avenidas estão livres, ainda assim, as pessoas têm certo receio em andar de carro. Por esse motivo, uma ótima dica é “caminhe”. Caminhar também libera endorfina, uma substância liberada pelo próprio corpo e que dá sensação de bem-estar.

 Durma bem

 A noite é o principal momento de descanso e deve ser aproveitado como tal. Para isso, deixa os problemas do lado de fora do quarto. Mantenha o ambiente arejado e bem arrumado. É importante relaxar ao máximo para dormir a noite inteira e acordar revigorado para enfrentar um novo dia de trabalho.

Além dessas ações e atitudes, é possível fazer mais pela própria saúde. Está cientificamente comprovado que reduzir o uso do computador e celular pode trazer efeitos benéficos ao corpo, melhorar a qualidade do sono, melhorar dores musculares e, até mesmo, reduzir o cansaço.



















0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot