Vai um chazinho???


O inverno está batendo na porta... Dias curtos, noites longas... Não existe nada mais gostoso do que chegar em casa, tomar um banho quentinho e tomar um chá gostoso lendo ou vendo um bom filme!

Foi-se o tempo em que, no Brasil, os chás eram consumidos apenas para ajudar a curar desconfortos intestinais, gripes e outros probleminhas. A despeito da cultura de remédio natural, os chás começam a ganhar status semelhante ao do vinho no País. 



Chás só podem ser chamados por esse nome se forem feitos a partir das folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origens aos chás preto, verde e oolongs. Ou seja, aquele chazinho de camomila que você sempre tomou não é, na verdade, um chá, mas uma infusão!

Infusões são todos os outros tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas, 
flores e frutas em água quente.

 
Servir chá com ou sem leite é uma dos assuntos mais controversos. Enquanto nas maiorias dos países o costume de servir chá com leite é pouco difundido, na Inglaterra a prática é quase obrigatória. Os ingleses acrescentam leite em todo tipo de chá preto.

Na verdade, não existe uma regra para isso, normalmente o leite não é indicado somente para chás verdes. 
 
  
Existe uma explicação "química" para o acréscimo de leite aos chás. Quando o leite é adicionado, os taninos (que dão aquele gostinho meio “amargo” aos chás) imediatamente se ligam às proteínas do leite, tornando o sabor menos adstringente.

 
A hora de acrescentar o leite também é um assunto polêmico. Se ele é derramado na xícara primeiro, mistura-se mais facilmente ao chá. Mas adicioná-lo depois permite à pessoa controlar a quantidade ao gosto.

O hábito de despejar o leite na xícara antes de servir o chá data do século XVII, quando xícaras de porcelana fina foram introduzidas na Inglaterra. Até então, as pessoas costumavam beber em canecas de estanho ou de cerâmica, pois acreditavam que a porcelana não agüentaria o calor da bebida.

   




Chás aromatizados servidos sem leite são refrescantes. 
A adição de limão, que ajuda a tornar a bebida mais adstringente, era um hábito russo, introduzido na Inglaterra durante o reinado da rainha Vitória.

2 comentários:

Bell 22/06/2012, 20:52  

eu amoooo um chazinho, é tudo de bom.

tenha um lindo fds.

to seguindo \0/

bjokas =)

Keila 23/06/2012, 22:21  

Obrigada por seguir Bell
Também sou fã de chá.
Um otimo findi pra voce tambem!

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot