Friozinho chegando!!!


... as mães já vão tratando logo de encher os pimpolhos de agasalhos. Mas é preciso mesmo tanta roupa? Criança sente mais frio do que adulto? Essas e outras dúvidas comuns na chegada do frio foram respondidas pelo pediatra José Carlos Diniz Barradas, delegado regional da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul que atende em Santa Maria. Confira:

  
Quando tiver muito frio, dá para enforcar o banho do bebê ou apelar para o "banho de gato"?
Como tudo na vida, reza o bom senso - dia muito frio, criança não se sujou nem suou demais (o que é meio raro...), uma enforcadinha eventual não é nenhum crime. Cuide para não ser uma regra geral, e, sim, uma exceção. 

Usar "estufa" no banheiro é aconselhável?
Certamente! O segredo é desligá-la tão logo a criança esteja vestida e abrir a porta do banheiro para permitir a aclimatação, antes de sair do quarto de banho, evitando, assim, o indesejável choque térmico. 
Depois do banho, dá para sair com a criança para fora de casa? Que cuidados deve-se ter?
Bem agasalhada, cabelos secos ou no mínimo cobertos, sem problemas. Lembrar do que foi dito acima em relação ao choque térmico...

Criança sente mais frio do que o adulto? Colocar duas meias ou colocar calça de lã por baixo ajuda a esquentar?
Criança sente mais calor e mais frio, pois tem proporcionalmente uma maior superfície corporal, o que resulta numa maior troca de calor com o meio ambiente (o que pode "esfriar" ou "esquentar" a criança). Assim é precisomais agasalho quando estiver frio e pouca roupa quando estiver calor. Roupas coladas ao corpo, mesmo que mais leves, aquecem mais e melhor do que roupas pesadas, porém largas. 
Quando estiver muito frio ou quando a criança estiver resfriada, ela não pode fazer natação?
De novo, o bom senso - se temos um dia de frio muito intenso e a criança já está resfriada, melhor poupá-la das inevitáveis variações de temperatura envolvidas na prática de natação, no entra-e-sai de casa, carro, piscina, vestiário. É preciso considerar idade, infraestrutura do local etc... 


Se a criança estiver gripada ou então resfriada, mas sem febre, posso mandá-la para a escolinha? Em que casos tenho de deixá-la em casa?
Idealmente, toda criança menor (abaixo de 3 anos) com sintomas de infecção viral de vias aéreas (resfriado, gripe) deveria se ausentar da escolinha/creche até a resolução dos sintomas, independentemente da ocorrência de febre, para evitar, sobretudo, a transmissão cruzada dessas viroses. Acima dessa idade, esses quadros costumam apresentar menor risco de contágio e gravidade, não havendo uma recomendação formal de afastamento.
 
Que cuidados tenho de tomar com o frio para evitar as doenças respiratórias?
Agasalhar bem
Boa alimentação, boa hidratação
Ventilar ambientes
Limitar contatos com doentes
Manter vacinas em dia
Higiene nasal frequente (soro fisiológico)
Ambientes aquecidos com moderação e bom senso.

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot