Mexerica, i love you!!! rsrsrs.

 tangerina (Citrus reticulata), também laranja-mimosamandarinafuxiqueiraponkanlaranja-cravomimosavergamota,bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Parece ser uma antiga espécie selvagem , nativa da Ásia (ÍndiaChina e países vizinhos de clima subtropical e tropical úmido).

Denominação regional

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil
principalmente no Rio Grande do Sul.
Mexerica é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil,
 especialmente em GoiásMinas Gerais e Espírito Santo.
Em alguns estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como laranja-cravo.
Nos estados do Piauí e Maranhão, é conhecida também como tanja, sendo isto uma redução para Tangerina.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã.
Em Goiás e em São Paulo a fruta é popularmente conhecida por mexerica, já ponkan ou poncã é usado para denominar apenas uma das variedades comerciais e que tem a casca macia e solta dos gomos.

[editar]
Cultivo
As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:

  • Mexerica
  • Poncã
  • Dancy
  • Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
  • Montenegrina
  • Dekopon
  • GTDH-alfaesterase
Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja, que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.

[editar]
Plantio

Normalmente, é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro.
árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.
A casca possui concentrações elevadas de vitaminas AB1B2NiacinaVitamina Ccálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias.
As variedades mais conhecidas são a cravo, monte-negrina, mexerica, poncã e mandarina, sendo mais comerciais as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.

Valor nutricional

Tangerina natural sem casca
Valor nutricional por 100 g (4 oz)
Energia200 kJ (50 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totaisg
Gorduras
Gorduras totais0.3 g
Proteínas
Proteínas totaisg
Água86 g
Vitaminas
Vitamina C30 mg (36%)
Minerais
Magnésio11 mg (3%)
Potássio210 mg (4%)
Percentuais são relativos ao nível de ingestão diária recomendada para adultos.
O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhose da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.
Popularmente, a tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. Não existem evidências científicas que indiquem seu uso na hipertensão arterial ou na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. Também não existem evidências que recomendem a tangerina como protetor de outras doenças como câncerdiabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot