**Brincando você conhece seu filho**

Os pais se deixam absorver pela rotina do dia-a-dia, pelo corre-corre do trabalho e preocupações domésticas, passando a priorizar um interesse pelos estudos e pelas notas dos filhos. 
Por outro lado, fruto destas mesmas causas, os pais por medo de que o filho tenha um tempo ocioso, enchem o dia-a-dia da crinça com inúmeras atividades dirigidas que envolvem vários esportes, aulas de música ou dança etc.
 
Assim, os momentos de lazer compartilhado entre pais e filhos escasseiam cada vez mais, em prejuízo da elaboração de um espaço de intimidade e da construção de uma proximidade que trará frutos muito úteis para lidar com a adolescência, no futuro.
        Brincando com seu filho, você terá uma chance de conhecê-lo melhor, de perceber seus sentimentos e pensamentos, ao saber sobre suas fantasias que expressam desejos e temores, muitas vezes não ditos, como ela vê o papel dos pais em sua vida, e de como ela está entendendo o mundo que a cerca.


Ao brincar, os pais devem se deixar levar pela criatividade dos filhos, pela imaginação dos mesmos, evitando corrigi-los em suas brincadeiras, caso não haja riscos físicos, para que não se iniba a sua espontaneidade.
     Considerar brincadeira como "coisa de criança" só faz criar um muro entre as gerações, um muro do qual, na adolescência, os pais se queixarão e até temerão.

 Brincando com os filhos, ao sentar no chão para empilhar cubos, desenhar, contar histórias, montar quebra-cabeças, pular amarelinha, jogar bolinha-de-gude, andar de bicicleta ou se fantasiar de super-herói num faz-de-conta, você também poderá resgatar comportamentos sadios como descontração, senso de humor e flexibilidade. Pense nisso!
















Talvez você esteja pensando, "é fácil falar, mas como fica quando a gente não tem tempo ou está morto(a) de cansado(a)?"
 
        Algumas idéias são dadas por Maria Irene Maluf: 

       * Peça à criança que brinque no chão ao seu lado, enquanto você descansa lendo uma revista ou vendo televisão
       * Enquanto você cozinha, dê algum ingrediente para ela brincar de preparar uma comidinha.
      * Se você tem trabalho para terminar, peça a seu filho que fique ao seu lado desenhando ou colorindo um livro.
      * Assistam juntos a um vídeo.
      * Sugira que a criança conte uma história ou leia um livro para você.
 
         Os pais de hoje, em geral, têm uma vida muito mais agitada e isso não é para ser esquecido, entretanto os filhos pequenos esperam por essa atenção, porque a brincadeira é seu meio de "conversar", descobrir coisas, mostrar o que sabem e se sentirem valorizados pelo olhar e palavras paternas.

         O importante é conversar com os filhos sobre este cansaço, que faz certamente com que haja dias em que não conseguem estar dispostos para brincar, tentando deixar claro que não têm a mesma energia que eles, que estão preocupados com algo, mas que isto nada tem a ver com estarem rejeitando ficar com eles.



0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot