Almoço nosso de cada dia

O almoço (do latim ad mordius (a morder),é a refeição que tradicionalmente ocorre ao meio dia.

O almoço é uma das três refeições principais do dia café da manhã, almoço e jantar, é composto geralmente por uma entrada, como a sopa ou algum tipo de salada, um prato principal, que no Brasil costuma ser quente, e por fim a sobremesa, normalmente uma fruta ou algum alimento doce.
No Brasil, entretanto, não se costuma comer sopa no almoço, por isso, o típico almoço brasileiro é composto pelo arroz com feijão e alguma "mistura" normalmente ovo ou algum tipo de carne com ou sem legumes ou batatas fritos ou cozidos. A sobremesa, normalmente frutas ou doces sendo comum "encerrar" com um gole de café. Para a maioria dos brasileiros, o almoço é a principal refeição do dia, no que consomem pelo menos uma hora entre transporte, refeição e descanso.

No Brasil, a CLT exige um intervalo intra-jornada de trabalho para descanso e refeição, de pelo menos 15 minutos após 4 horas de trabalho contínuo ou de pelo menos 1 hora após 6 horas de trabalho contínuo. Daí porque no Brasil, tradicionalmente, o almoço ocorre entre as 11 e as 13 horas, depois de aproximadamente 4 horas de trabalho contínuo.
O almoço é um momento propício para se interagir com colegas, amigos e com os membros da família, contudo não é essa a característica que define o almoço. Podemos dizer que o almoço, particularmente, no Brasil, pode ser um descanso para parte de uma etapa do trabalho, do estudo, onde as pessoas de uma maneira geral, param para se alimentar e recobrar energias. Antigamente, no dia a dia menos atribulado, e, algumas pessoas ainda hoje, após o almoço, fazem a ¨cesta¨(descanso de mais ou menos uns quinze minutos, onde tiram a chamada "soneca"). Adeptos da prática afirmam tal ato recupera as energias para o restante do dia.
Em outros países, como a França e Estados Unidos da América, a primeira refeição, ou seja, o café da manhã, é a principal alimentação do dia, pois desde a Idade Média na Europa e desde a colonização norte-americana, o "grosso" populacional destes lugares era formado essencialmente por camponeses, que precisavam sair bem alimentados para poderem trabalhar nos campos, fazendo apenas uma pequena refeição no meio do dia.


O almoço é uma refeição importantíssima, pois nela devem estar contidos os nutrientes necessários à nossa alimentação. Um almoço variado, com leguminosas, verduras, tubérculos e grãos pode nos proporcionar uma vida saudável e nos livrar de inúmeras doenças que podem advir da má alimentação.

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot