**Abraham Kasinski**




Abraham Kasinski (São Paulo11 de julho de 1917 — São Paulo, 9 de fevereiro de 2012) foi um empresário brasileiro. Foi o pioneiro na fabricação de auto-peças no Brasil.
Depois de fundar e presidir durante quatro décadas a Cofap, maior indústria de autopeças brasileira, vendeu suas ações da empresa em 1997 por 25 milhões de dólares. 
Comprou uma fábrica na Zona Franca de Manaus, passou a produzir motocicletas e emprestou o sobrenome para dar credibilidade aos veículos de duas rodas.

 

Kasinski foi o caçula de quatro filhos de um casal de imigrantes judeus russos. Criado na loja de autopeças do pai, o empresário "aumentou" a idade em dois anos para poder cursar a faculdade de Economia. Em 1951, ele pressentiu que a empresa estava com os dias contados se continuasse dependendo de produtos importados. Convenceu um dos irmãos (o pai já falecera) a investir numa fábrica e com ele criou a Cofap. No início dos anos 90, a Cofap chegou a empregar 18 mil trabalhadores e exportar para 97 países, com faturamento anual de US$ 1 bilhão.



Em 6 de agosto de 1993 Kasinski criou a Fundação Abraham Kasinski, e deu início à construção do atual Colégio Barão de Mauá, com a missão de promover o desenvolvimento humano através da educação, capacitação profissional, educação ambiental, cultura e lazer, na expectativa de despertar o indivíduo para o exercício da cidadania.
Abraham Kasinski morreu em 9 de fevereiro de 2012 e foi enterrado no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.




0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot