Imaginação


O filósofo inglês Disraeli disse: “A imaginação governa o mundo”. E até certo ponto para governar as relações pessoais. Sem ela, até mesmo a regra única não se aplica. Jamais poderemos tratar os outros como queremos ser tratados, a menos que tenhamos imaginação suficiente para ficarmos no lugar deles.
A criatividade é inerente a todo ser humano, mesmo sendo mais percebida nos preâmbulos artísticos e midiáticos, a criatividade se faz presente em todos os setores humanos. A criatividade  é uma necessidade  para construir, destruir, elaborar e aprender.

Portanto, o fator criativo, além das liberalidades artísticas do criar, está atrelado ao exercício de um trabalhocriativo. Se o dom de criar está presente nas artes, economia, política, engenharia, medicina, culinária e entre tantas outras atividades; a imaginação, no estudo de uma imaginação específica, é setorizada no processo de criação.
O fazer concreto que traz consigo a força da imaginação criativa se especifica e se especializa naturalmente, ou por treino, na atividade em que é exigida. Portanto há uma imaginação criativa científica, tecnológica, artesanal, matemática, visual, auditiva, e demais específicas.
criatividade do homem  surge e se amplia através do trabalho no campo do saber e do experimentar, executando tarefas necessárias a sobrevivência humana. Todo trabalho gera problemas e soluções, a ligação entre ambos gera terreno para a busca de análises de situação e de caminhos criativos para finalizar tais situações, ou seja, em termo coloquial seria “criar solução”, ou um novo problema por falta de visão analítica do estado pressuposto.
Como um músico imaginaria uma música? Seria da mesma forma que um escritor imagina uma história? O escritor imagina a sua história através de palavras ou através de cenas imaginadas? Seja através de pesquisas, imagens mentais ou o próprio ato de criar, a criatividade setoriza a sua presença conforme a necessidade, situação e tarefa do ser humano.


Fontes
Criatividade e Processos de Criação – Fayga Ostrower. ed. Vozes.
Teoria da Comunicação – Armando Matelar – ed. Loyola.






0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot