Diferenças: AVENIDA, RUA, TRAVESSA, ALAMEDA

Avenida

Uma avenida geralmente se apresenta como uma via de comunicação urbana através da qual circulam veículos. É caracterizada por possuir maior número de pistas para a circulação de veículos que uma rua e também por ter uma extensão maior. Na realidade as cidades classificam as avenidas de forma diferente de acordo com seus estandartes. Na cidade de São Paulo por exemplo uma avenida deve ter pelo menos uma largura maior ou igual que 20 metros. Mas o que pode ser uma avenida em São Paulo, tal vez é uma rua em outras cidades e vice-versa. 

Rua

Uma rua se caracteriza por ser uma via com largura usual entre 7,2 e 19,99 metros. Segundo o Dicionário Aurélio, uma rua se define ali claramente como “uma via pública para circulação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas”. A diferença com a avenida se da principalmente nas dimensões mas também no fato de que uma rua não possui múltiplas pistas para a circulação de veículos. 




Alameda

O termo “Alameda” é utilizado para classificar uma rua que se caracteriza por apresentar uma importante quantia de arvores. Seu nome vem do álamo, um tipo de arvore. As alamedas estão densamente povoadas por arvores e dedicadas principalmente ao trânsito de pessoas e como espaço de convivência. Para dar um exemplo claro, poderia se dizer que a Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, declarada a rua mais bonita do mundo, é uma alameda (http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/4466-rua-mais-bonita-do-mundo). Uma rua povoada por arvores, onde os de um lado se emendam com os arvores do outro lado da rua. Se diferencia claramente do conceito de avenida pelas dimensões.

Travessa

Chamada de travessa ou passagem geralmente se caracteriza por apresentar pequenas dimensões. Segundo a classificação feita pela Prefeitura de São Paulo no seu decreto de 1988, uma travessa ou passagem é uma via que tem uma largura entre 3,61 e 7,19 metros. Se quiser comparar uma travessa com uma avenida, pode se entender que uma avenida é uma via principal, em quanto uma travessa usualmente é uma rua transversal entre outras duas.



0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Template Para Blogspot